Uma das viagens mais procuradas atualmente é, sem dúvida, o intercâmbio cultural.
Através dele, o intercambista realiza a viagem com o intuito de estudar ou trabalhar e, enquanto isso, conhecer os costumes, tradições, tecnologia e, claro, o idioma do país. Dessa forma, tem-se oportunidade de se tornar fluente naquela língua, ao mesmo tempo que se aprende tudo sobre o país e seu povo, vivendo o dia-a-dia como se fosse um nativo.
Geralmente, neste tipo de intercâmbio, o intercambista fica hospedado na casa de uma família nativa – o que é uma ótima oportunidade de imerção outra cultura! Existem vários tipos de intercâmbio cultural, que são programados de acordo com as necessidades e desejos de cada intercambista.
A maneira mais simples de ingressar num intercâmbio cultural é fazendo algum curso de idiomas no exterior. A maior procura é pelo inglês e é possível ingressar com pedido de intercâmbio em países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Inglaterra,Malta, entre outros. Basta escolher o que mais lhe agrada e, ao mesmo tempo, lhe trará mais possibilidades de absorver a cultura.
Existem intercâmbios para todos os gostos. O programa pode durar de 1 semana a mais de 1 ano, com a possibilidade até de mudança em definitivo ao país estrangeiro. Depende apenas da necessidade do intercambista e do quanto se quer vivenciar no exterior. Quanto mais tempo se passa no local, mais se aprenderá sobre a cultura e a língua, naturalmente. Por isso,é muito importante escolher bem o páis no qual se fará intercâmbio, já que será sua “casa” por um bom tempo.
Qualquer pessoa! E de qualquer idade! Basta ter disposição e vontade de aprender! Mesmo quem não fala nenhum outro idioma pode optar por essa saída e aprender em alguma escola local.
Há vários tipos de intercâmbios. Alguns exemplos são os cursos de idiomas, Estudo e Trabalho, Trabalho Voluntário, curso para professores, para tirar certificados e para profissionais. Um dos mais procurados é o High School, ou seja, o colegial no exterior. Esse tipo é recomendado para jovens de 15 a 18 anos que podem viver dentro da cultura de outro país durante um semestre ou um ano acadêmico. Assim, é possível fazer amizades e participar ativamente da vida local, sempre com o auxílio da agência.
Para os que tem filhos, essa é uma ótima maneira de fazer com que eles aprendam uma nova cultura e aperfeiçoem um novo idioma, já que tem ótimo peso no currículo profissional –muitas empresas consideram o intercâmbio como diferencial!
Lembrando que existem também os Intercâmbios em Família, Sênior (a partir dos 50 anos),
Multidestinos e muito mais!
Independente do tipo de intercâmbio escolhido, opte sempre por uma agência que vai lhe orientar nos processos de transição entre os países!
Certifique-se de que é uma empresa idônea e que vai proporcionar uma ótima experiência e lhe dar o suporte necessário em todos os momentos.
Para isso, conte conosco! Conte com a Smart Planet!